Por que a calça jeans nunca sai de moda

Por que a calça jeans nunca sai de moda

A calça jeans é a peça de vestuário mais versátil do mundo. Isto é fato! Sendo usada em grandes e pequenos países e continentes espalhados pelo mundo – EUA, Europa, Brasil, China, África do Sul, Austrália, entre tantos outros – a calça jeans combina com qualquer pessoa e com qualquer ocasião.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, em nosso artigo de estréia vamos te provar que além disso tudo, a calça jeans é uma peça atemporal, mesmo já passando por diversas mudanças ao longo do tempo. Acompanhe e descubra esta jornada:

Linha do tempo da calça jeans

Em 1880 surge a primeira calça jeans do mundo fabricada pela Levi’s, a famosa Levi’s 501, que naquela época tinha o tecido marrom. Somente dez anos depois ela se tornou azul e em 1910 ganha os primeiros bolsos traseiros.

Em 1920 ela inicia sua jornada de sucesso. Combinada com botas de cowboy e camisa xadrez, nessa época todo mundo queria vestir a tal peça super moderna e arrojada. Não é por menos, na época, geralmente era vista sendo usada por estrelas como Elvis, Marlon Brando e James Dean. Em 1950 tudo começa a ser fabricado com o tecido que começar a virar febre nacional, desde shorts, saias, jardineiras e camisas

linha-do-tempo-calca-jean

Já em 1960, além de a peça ser parte do figurino oficial dos participantes do Woodstock (em grande parte com a modelagem de boca larga, a boca de sino), a calça jeans ganha suas primeiras lavagens. Isso deu à indústria mais opções e para os usuários, novas formas de expressão.

linha-do-tempo-calca-jean-quimica-intensa

Dez anos depois o estilista Calvin Klein resolveu usar o tecido em sua coleção, o que serviu apenas para concretizar uma tendência que já estava consagrada na moda de rua. Nos anos 80 aparecem os modelos “jeans mom”, mais largos e com a cintura mais alta, as lavagens mais claras e os patches. Depois disso evoluem para o modelo baggy, com mais bolsos e a cintura um pouco mais baixa.

Nos anos 2000 a calça jeans começa a ficar mais reta e com a cintura cada vez mais baixa. O modelo skinny também já um opção em cidades maiores (na verdade desde os anos 70 os punks a usavam com rasgos espalhados pela perna).

É por isso que o jeans nunca sai de moda…

jeans-nucan-sai-de-modaDe 2010 para cá, o que vemos no mercado e nas passarelas são releituras dos modelos antigos da calça jeans. A calça flare e o jeans mom são ótimos exemplos disso. Sem contar o modelo skinny que continua se reinventando até hoje.

Um material flexível, com alta durabilidade e possibilidades infinitas de tingimento e acabamento. Além disso, pode ser combinada com uma camiseta e um par de tênis, ou até mesmo uma camisa social e um sapato fino. É aceita sem preconceito por todos, desde crianças até os idosos. Por essas e outras a calça jeans é uma peça que nunca saiu de moda – e provavelmente, nunca irá.

Você tem alguma história com a calça jeans? Algum destes modelos é o seu preferido? Participe desta pequena homenagem à calça jeans e compartilhe conosco sua opinião!