Levi Strauss foi o caçula de sete irmãos nascidos na Bavária e naturalizados americanos. Enquanto trabalhava com seu cunhado em uma loja de tecidos e produzia peças de roupas para trabalhadores, especialmente os mineradores, ele inventou aquela que seria uma das grandes peças de vestuário do século: a calça jeans.
Desde então, Levi tornou-se a maior – e talvez a mais conhecida – marca de calças jeans do mundo, a Levi’s. Em nenhum momento ao longo de sua história deixou de fazer sucesso ou de vestir pessoas famosas. Se existe segredo para tais resultados? Talvez sim, talvez não, é tudo uma questão de ponto de vista.
Acompanhe no artigo de hoje quais foram as ações de Levi durante a trajetória de seu mais famoso produto e aprenda com ele algumas lições.
#1. Tenha coragem para ousar com seu produto
Antes da famosa calça Levi’s 501, Levi já produzia uma dezena de calças em sua loja, as chamadas waist overall. Foi então que ele teve a ideia de colocar rebites dourados espalhados pela peça, o que começou a chamar mais atenção de quem a vestia – e de quem a via por aí.
Logo depois ele resolveu colocar na peça mais um bolso e também um passador de cinto, o que fez com que ela ficasse mais flexível e chamasse ainda mais atenção. Por fim, quando resolveu colocar uma etiqueta vermelha com o nome de sua marca (a red tab), a 501 já era vendida para centenas de pessoas – não apenas os mineradores.
#2. Acredite na sua marca
Em 1922, o modelo de calça jeans já estava sendo copiado por outras marcas que, inclusive, estavam usando também a red tab. Para reforçar seu nome e sua marca, Levi passou a costurar o nome da marca com linhas brancas no bolso, para certificar que era o produto original.
Nos anos 50 a Levi’s já era uma marca registrada e usar uma peça com o logo Levi’s® era desejo nacional.
#3. Tornando-se uma lenda
Não é possível dizer se a Levi’s vestiu as estrelas da época ou se eles vestiram-a por conta própria. Mas o fato é que nesta altura da história, nomes como Elvis Presley, Jack Keruac, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot faziam aparições usando a peça, tanto no dia-a-dia, como também na TV e no cinema.
#4. Mantendo-se sempre atualizado
Depois do clássico 501, a Levi’s não parou por aí. Seguiu o ritmo das mudanças culturais que aconteciam nos Estados Unidos e também no mundo e pegava carona apresentando novos modelos, novos estilos de lavação e novas linhas. Sem falar em outros produtos confeccionados com o jeans e que também agregavam valor à marca, como camisas, jaquetas, bermudas e jardineiras.
Com quase 140 anos de história a Levi’s segue sua história se reinventando a cada dia e, inclusive, causando inveja em grandes estilistas do mundo. “Queria ter inventado o blue jeans. Ele tem sex appeal e simplicidade – tudo o que eu imagino quando faço as minhas roupas“, disse em uma entrevista o estilista de renome mundial, Yves Saint Laurent.
A calça jeans felizmente – e graças a Levi Strauss – já foi inventada. No entanto, pode ganhar novas versões e fazer novo sucesso a cada dia. Depende do acabamento e formato que você vai dar para ela. Já pensou nisso?
De que forma você reinventaria a calça jeans? Que tipo de lavagem utilizaria? Conte para gente pelos comentários!